Representações da diversidade sexual e de género na arte, literatura e média ibéricos e ibero-americanos

19 de Março de 2019 | 09h00-19h30 | Biblioteca Palácio Galveias | Entrada livre

Nesta jornada, académicos/as e artistas debruçam-se sobre diversas produções culturais da Península Ibérica e da América Latina (artes plásticas, literatura, zines, cinema, televisão e música), que desafiam o sistema patriarcal e heterocisnormativo, colocando a diversidade sexual e de género no foco de interesse. Serão abordados o potencial disruptivo destas obras, os espaços de liberdade que criam, mas também as suas limitações em sociedades em que a homo e transfobia, a nível intrapessoal, mas também institucional, continuam a ser um factor que dificulta não só as vidas das pessoas que vivem à margem dos padrões sociais mais normativos, mas também condicionam a produção, divulgação e circulação das diversas produções literárias ou artísticas que as possam representar. Assim, a jornada tenciona abrir um espaço de discussão para um público mais vasto, interessado na intersecção entre questões de género e sexualidade com a arte, a literatura e os media.

Mais informações sobre o colóquio

Ramificações. Género na Arte por Jovens Artistas

Está ainda integrada neste colóquio uma exposição colectiva de estudantes e alumni do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais e da Licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia do Departamento de Artes Visuais e Design da Escola de Artes da Universidade de Évora.