O impacto da COVID-19 na violência contra as mulheres: uma análise longitudinal

O impacto da COVID-19 na violência contra as mulheres: uma análise longitudinal é um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Apoio especial Gender Research for COVID 19, n.º 106), sob a coordenação de Manuel Lisboa e concretizado por uma equipa multidisciplinar. Trata-se de um projecto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e está sediado no Observatório Nacional de Violência e Género (CICS.NOVA/ONVG). Este projecto conta ainda com a parceria com a Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV).

O objetivo do projeto é a análise longitudinal da pandemia da COVID-19 na violência contra as mulheres, incluindo a doméstica, suas dinâmicas, padrões e impacto psicossocial nas vítimas e agregado familiar: antes, durante e após o estado de emergência. Num estudo realizado por uma equipa interdisciplinar, aplicar-se-á um inquérito por questionário, com uma amostra aleatória estratificada de mulheres com 18+ anos, articulado com 2 grupos focais com vítimas e com técnicas/os de serviços de apoio.

Os resultados produzidos e a estratégia de disseminação têm três alvos estratégicos: comunidade científica; poderes públicos e ONG, com propostas para as Políticas Públicas (PP); e público em geral.

O projecto teve início a 30 de Julho de 2020 e tem uma duração de 10 meses.

Descrição do projecto

Equipa

Resultados