Mutilação Genital Feminina em Portugal: Prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação

2014-2015
Coordenação: Manuel Lisboa
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Resumo: O tema da Mutilação Genital Feminina é um problema social de reconhecida gravidade, assente em questões de discriminação e estigmatização com base no género, refletindo uma das muitas formas de violência contra as mulheres – física, psicológica, sexual – e com nefastas consequências para a saúde, educação e empoderamento das crianças, jovens e mulheres vítimas desta prática. Assim o projecto intitulado “Mutilação Genital Feminina em Portugal: Prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação”, tem como principais objectivos: produzir conhecimento quantitativo e qualitativo que permita não só conhecer a prevalência do fenómeno em Portugal como aferir as representações e conhecimento da comunidade relativamente ao fenómeno e às respostas dos serviços de saúde, que factores mantêm, em Portugal, a prática, que factores mantêm, em famílias residentes no país, a prática fora de Portugal e ainda perceber que tipo de respostas existem por parte do sistema de saúde e a forma como é, por ele, encarado este problema.

 

Resultados

Lisboa, M., Cerejo, D., Teixeira, A. L., Frade, A., Moreira, C., Brasil, E., Martins, R. O., & Moita, G. (2015). Mutilação Genital Feminina em Portugal: prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação. Relatório Final.

Lisboa, M., Cerejo, D., Teixeira, A. L., Frade, A., Moreira, C., Brasil, E., Martins, R. O., & Moita, G. (2015). Mutilação Genital Feminina em Portugal: prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação. Vila Nova de Famalicão: Húmus.

Teixeira, A. L., & Lisboa, M. (2016). Estimating the prevalence of female genital mutilation in PortugalPublic Health, 139, 53-60.

Cerejo, D., Teixeira, A. L., & Lisboa, M. (2017). Contextos socioculturais, discursos e percepções sobre a mutilação genital femininaFaces de Eva. Estudos sobre a Mulher, 37, 83-103.