Rupturas, emoções e sentimentos e desigualdades de género

2009-2012
Coordenação: Manuel Lisboa
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Resumo: Este estudo tem como objectivo aprofundar os resultados de anteriores investigações, efectuadas pela equipa, que mostraram que as mulheres (de todas as idades) são as principais vítimas da violência doméstica e que esta decorre essencialmente de desigualdades de género socialmente construídas e reproduzidas ao longo do tempo.
Pretende-se ainda compreender os factores socioculturais que condicionam a acção dos actores sociais no contexto da violência, em particular a reacção das vítimas. Parte-se da hipótese que tal acção é fortemente condicionada por valores, modelos, estereótipos e papéis de género, interiorizados sob a forma de “emoções sociais” e “sentimentos”.
Apesar de se tratar de uma investigação de âmbito sociológico, tem igualmente uma componente pluridisciplinar com a Antropologia e a História (Faces de Eva).
Ao procurar compreender os factores estruturais da violência de género, espera-se que os seus resultados tenham também impacto nas políticas públicas ao nível da prevenção do fenómeno a médio e longo prazo.