Ciclo de Debates 2012: Retratos da Violência Doméstica nos Açores

Ciclo de Debates 2012: Retratos da Violência Doméstica nos Açores – 5 de abril de 2013

O reconhecimento da violência na família como problema social tem-se acentuado nas sociedades democráticas, onde são cada vez mais consistentes os sinais de intolerância social face à violência doméstica, em geral, e à violência conjugal, em particular. A investigação científica sobre esta temática tem procurado compreender a questão, aprofundando o conhecimento dos fatores presentes na sua configuração, extensão e intensidade. Por seu turno, as intervenções sociopolíticas nesta matéria têm priorizado a formulação de políticas públicas de prevenção e de combate em torno desta questão, ou de redução dos danos e do sofrimento associado às situações de vitimação.

A Universidade dos Açores promove no dia 5 de abril de 2103 um debate intitulado “Retratos da Violência Doméstica nos Açores” no âmbito do Ciclo de Debates 2012 organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA) em parceria com o Núcleo Regional dos Açores. 

O Ciclo de Debates 2012: Retratos da Violência Doméstica nos Açores “além de ser um espaço de oportunidades para cruzarmos os olhares da investigação e da intervenção social, refletindo os modos como este fenómeno social tem sido estudado, regulamentado e enfrentado pelos poderes públicos e organizações de apoio e de proteção à vítima, constitui uma oportunidade excecional para investigadores, docentes, profissionais, alunos e sociedade em geral participarem na partilha de conhecimento e debate de ideias em torno da violência doméstica”, revela nota enviada à comunicação social. 

Este debate vai decorrer no dia 5 de abril, sexta-feira, no anfiteatro B da Universidade dos Açores (Ponta Delgada), pelas 10h00.

A entrada é livre e aberta ao público em geral.

Cartaz