Violência Contra as Mulheres

1994-1996
Coordenação: Nelson Lourenço e Manuel Lisboa
Financiamento: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres
Resumo: Este trabalho tem por objectivo o estudo da violência contra as mulheres em Portugal, situando-se a pesquisa ao nível da análise das condutas e das percepções das mulheres vítimas. A organização e o desenvolvimento da pesquisa, demonstra que o presente estudo sobre a violência contra as mulheres não deve ser dissociado das transformações profundas que se têm feito sentir ao nível dos processos sociais e dos modelos familiares, nomeadamente no que se refere ao papel social e familiar da mulher e às desigualdades entre os sexos, profundamente enraizadas no corpo social. Assim, pretendeu-se conduzir o estudo deste fenómeno de forma a reter também os contextos da acção e mais genericamente os da mudança em que ela ocorre.

Deu-se particular ênfase à violência conjugal, uma vez que, o espaço doméstico é considerado o local mais provável onde ocorrer um acto de violência e em que o autor é um membro da família. No entanto, alargou-se a observação da ocorrência de violência a outros espaços, como espaços públicos e de trabalho.

Um leque amplo de questões, que cobre a discriminação sociocultural e a violência física, psicológica e sexual, irá permitir a análise desta primeira radiografia conhecida sobre a violência contra as mulheres em todo o continente.

 

Resultados

Lourenço, N., Lisboa, M., & Pais, E. (1997). Violência contra as mulheres. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.