Livros

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

 

Abranches, Graça (2000). Linguagem, poder, educação: o sexo dos B, Á, BAs. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Afonso, Maria Helena dos Santos (1986). Estereótipos sexuais e sexismo na prática psicoterapêutica. Lisboa.

Agrippa Von Nettesheim, Henricus Cornelius (2007). Da nobreza e da excelência do sexo feminino, e sua preeminência sobre o outro sexo. Lisboa: Frenesi.

Agulhas, Rute (2003). Amor baldio: uma estória de abuso sexual infantil. Lisboa: Minerva.

Alberto, Isabel (2002). O abuso sexual de menores: uma conversa sobre justiça entre o direito e a psicologia. Lisboa: Almedina.

Alberto, Isabel Maria Marques (2006). Maltrato e trauma na infância. Coimbra: Almedina.

Albuquerque, Afonso de (2006). Minorias eróticas e agressores sexuais. Lisboa: Dom Quixote.

Almeida, F. (1999). Homicidas em Portugal. Maia: Ed. Publismal.

Almeida, João Ferreira de (1992). Exclusão social: factores e tipos de pobreza em Portugal. Oeiras: Celta.

Alves, Cláudia (2005). Violência doméstica. Coimbra.

Amâncio, Lígia (1992). Assédio sexual no mercado de trabalho. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, D.L..

Amâncio, Lígia Barros Queirós (1992). Inquérito nacional sobre assédio sexual no mercado de trabalho: relatório final. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Amaro, Fausto (1988). Crianças maltratadas, negligenciadas ou praticando a mendicidade. Lisboa: Centro de Estudos Judiciários.

Amorim, Gustavo (1998 ). Manual de referência sobre a igualdade de oportunidades e a dimensão do género: á atenção dos órgãos directivos e pessoal da educação do ensino primário e secundário nos países da União Europeia. Serviço de Acção em formação e Emprego.

Anica, Aurízia (2005). As mulheres, a violência e a justiça no Algarve de oitocentos. Lisboa: Colibri.

Antunes, Adelino J. (2007). Do bando para as margens: contributos para o estudo do sistema “criança-rua” e da sua relação com a delinquência juvenil: perspectivas para uma intervenção inclusiva. Lisboa: Escola Técnica Psicossocial de Lisboa.

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (2002 ). Manual core: para o atendimento de crianças vítimas de violência sexual. Lisboa: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (2005). Ousar vencer a violência sobre as mulheres na família: guia de boas práticas. Lisboa: Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Barbosa, Madalena (2005). Estratégias internacionais para a igualdade de género: a plataforma de acção de Pequim (1995-2005). Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Barreno, Maria Isabel (1985). O falso neutro: um estudo sobre a discriminação sexual no ensino. Lisboa: Rolim, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento.

Barroso, Zélia (2007). Violência nas relações amorosas: uma análise sociológica dos casos detectados nos Institutos de Medicina Legal de Coimbra e do Porto. Lisboa: Colibri/Socinova.

Batanete, Diana Horta Oliveira (2005). Violência doméstica. Coimbra.

Beecham, SmithKline (1996). O stress e a violência na criança e no jovem: testemunhos. Lisboa: Litografia Tejo.

Beleza, Maria Teresa Couceiro Pizarro (1990). Mulheres, direito, crime ou a perplexidade de Cassandra. Lisboa: AAFDL.

Beleza, Maria Teresa Pizarro (1989). Maus tratos conjugais: o art. 153 º, 3 do Código Penal. Lisboa: AAFDL.

Beleza, Maria Teresa Pizarro (1984). A mulher no direito penal. Lisboa: Comissão da Condição Feminina.

Benedict, Helen (1998). Aprende a defender-te. Lisboa: Gradiva.

Botão, Maria Alice (1989). Assédio sexual no local de trabalho. Lisboa: Comissão da Condição Feminina.

Branco, Sofia (2006). Cicatrizes de mulher. Lisboa: Público.

Brandão, Eugénio (1979). Estereótipos em manuais escolares: esboço sociológico sobre a discriminação sexual nos programas de aprendizagem da leitura. Lisboa: Comissão da Condição Feminina.

Brisset, Claire (2005). Um mundo que devora as suas crianças. Porto: Campo das Letras.

Brown, Louise (2002). Escravas do sexo: o tráfico de mulheres na Ásia. Porto: Asa.

Câmara Municipal de Cascais (2005). Guia de recursos do Fórum Municipal de Cascais contra a violência doméstica. Cascais: Câmara Municipal de Cascais.

Campos, Maria Amélia Clemente (2005). Mulheres deputadas e o exercício do poder representativo em Portugal do pós-25 de Abril aos anos 90. Lisboa: Afrontamento.

Canço, Dina (2002). Igualdade de género: Portugal 2002. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Cardoso, Ana (1993). A outra face da cidade: pobreza em bairros degradados de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa.

Cardoso, Ana Margarida Rodrigues (2006). Suzannah: relato e vivência de uma jovem num ambiente de violência doméstica. Porto: Papiro.

Carvalho, A. Melo de (1985). Violência no desporto. Lisboa: Livros Horizonte.

Carvalho, Maria Manuela (1998 ). Linhas de acção a favor da igualdade para rapazes e raparigas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Centro de Reflexão Cristã. Departamento de Pesquisa Social (1991). DPS 1986-1991: 5 anos de trabalho Texto policopiado. Centro de Reflexão Cristä.

Cerejo, Sara Dalila (2007). Risco e Identidade de Género no Universo do Graffiti. Lisboa: Colibri.

CGTP-IN-Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses-Intersindical (1987). Pareceres contra a discriminação da mulher trabalhadora. Lisboa: CGTP-IN.

Chinita, Ivone (1983). Peste malina: histórias de mulheres. Lisboa: Ulmeiro.

CITE. A mulher e a imprensa. Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Comissão da Condição Feminina (1989). Distorções sexistas nos materiais pedagógicos: como identificá-las e como evitá-las. Lisboa: Comissão da Condição Feminina.

Comissão Europeia (1994). Como combater o assédio sexual no trabalho: guia de aplicação do código da Comissão Europeia. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias.

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2008). Tráfico de Mulheres para fins de exploração sexual: kit de apoio à formação para a prevenção e assistência às vítimas. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2007). A igualdade de género em Portugal. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2009). A igualdade de género em Portugal 2009. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2008). In extremis: fenómenos, actores e práticas no domínio da pobreza e da exclusão social extrema / Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres [et al.]. Porto: REAPN, D.L..

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2004). O papel dos homens e rapazes na promoção da igualdade de género: conclusões acordadas na 48a sessão. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2004). A igualdade de género em Portugal: 2003. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2003). Violência contra as mulheres na família. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2002). Urgências: saúde e violência doméstica: uma questão de vida ou de morte. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (2001). Plataforma de acção de Pequim 1995: iniciativas e acções futuras: igualdade de género, desenvolvimento e paz para o século XXI. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (1996). Assédio sexual no local de trabalho. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (1993). Anúncios de emprego e outras formas de publicidade: discriminação em função do sexo. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (1992). Pareceres. Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Comissariado Regional do Norte da Luta contra a Pobreza. Reportório.

Comunidade Europeia. Programa Pobreza III (1994). Pobreza é com todos: mudanças possíveis: balanço de uma experiência. Lisboa: Comissão das Comunidades Europeias.

Conselho da Europa (2008). Convenção do Conselho da Europa relativa à luta contra o tráfico de seres humanos. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, D.L.

Costa, Dália Maria de Sousa Gonçalves da (2005). Percepção social de mulher vítima de violência conjugal: estudo exploratório realizado no concelho de Lisboa. Lisboa: Univ. Técnica.

Costa, José Martins Barra da (2001). Prostituição 2001. Lisboa: Colibri.

Costa, Maria Emília (2000). Violência familiar. Porto: Ambar.

Costa, Susana (1997). Estereótipo da mulher em Portugal e sua relação com a discriminação sexual no trabalho. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Cruz, Alcino (2004). A pedofilia e o abuso sexual das crianças. Lisboa: Campo Grande Editora.

Cruz, Carla (2001). A violência conjugal na ilha da Madeira: uma investigação sociológica dos maus tratos sobre a mulher durante o ano 2000. Lisboa: Edições Avante.

Cunha, Sandra Mestre da (2003 ). Políticas sociais de combate à pobreza e exclusão social: os casos particulares dos toxicodependentes e das pessoas com deficiência.

Cunha, Teresa (2008). Somos diferentes somos iguais: diversidade, cidadania e educação. Granja do Ulmeiro: AJP-Acção para a Justiça e Paz.

Dantas, Ana Roque (2011). A Construção Social da Felicidade. Edições Colibri/CESNova.

Detry, Brigitte (1996). Construção do futuro e construção do conhecimento: investigação-acção junto de jovens sem a escolaridade obrigatória num bairro degradado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Dias, Isabel (2004). Violência na família: uma abordagem sociológica. Porto: Afrontamento.

Duarte, Fátima (2003). Trabalho e assédio sexual. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Duarte, Fátima (2000). Prostituição e tráfico de mulheres e crianças: colectânea de textos legais e de instrumentos internacionais. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Duarte, Maria Estrela Palmeiro (1983). A participação da mulher portuguesa na vida política.

Dupont, Béatrice (1982). Rapaz ou rapariga: igual educação?: estudo sobre os programas escolares no ensino preparatório e secundário. Porto: UNESCO.

EAPN-European Anti Poverty Network ( 1996). Lutar contra a pobreza e a exclusão na Europa: guia de acção e descrição das políticas sociais. Lisboa: Instituto Piaget D. L..

Estorninho, Cristina Serém (2006). Guia de recursos na área da violência doméstica. Lisboa: EMCVD – Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica; Presidência do Conselho de Ministros; Ministério da Solidariedade, do Trabalho e da Segurança Social.

Ferreira, Ana Maria das Neves Valentim Monteiro (2002). Desigualdades de género no actual sistema educativo português: sua influência no mercado de emprego. Coimbra: Quarteto.

Ferreira, Luís (1988). As funções de corte e de costura na indústria de calçado: discriminação com base no sexo. Lisboa: Instituto de Emprego e Formação profissional, Núcleo de Informação e Relações Públicas.

Ferreira, Maria Elisabete da Costa (2005). Da intervenção do Estado na questão da violência conjugal em Portugal. Coimbra: Almedina.

Figueira, Eduardo; Rainha, Liliana (coord.) (2004). Qualificação e género: o papel das competências-chave. Évora: Academus.

Filliol, Luce (1979). Maria da Amoreira: uma portuguesa em Paris. Lisboa: Plátano.

Foucault, Michel (1997). Eu, Pierre Rivière que degolei a minha mãe, a minha irmã e o meu irmão…: um caso de parricídio no século XIX. Lisboa: Graal.

Frade, Alice (coord.); Gageiro, Sandy (2002). Contributos de saúde sexual e reprodutiva para a erradicação da pobreza. Lisboa: Associação para o Planeamento da Família.

Freitas, Fernanda (2008). Sem medo, Maria!. Alfragide: Caderno.

Friedmann, John (1996). Empowerment: uma política de desenvolvimento alternativo. Oeiras: Celta.

Gabinete para as Relações Internacionais Europeias e de Cooperação (2003). Guia legislativo para a implementação dco Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra a criminalidade organizada transnacional relativo à prevenção, à repressão e à punição do tráfico de pessoas, em especial de mulheres e crianças: resolução da Assembleia Geral 55/25, anexo III, adoptada a 15 de Novembro de 2000. Lisboa: Centro para a Prevenção Internacional do Crime: GRIEC.

Gammer, Carole (1999). Adolescência e crise familiar. Lisboa: Climepsi.

Garcia, José Luís (2000). Estranhos: juventude e dinâmicas de exclusão social em Lisboa. Oeiras: Celta.

Garrido, Vicente (2002) . Amores que matam: assédio e violência contra as mulheres. Cascais: Principia.

Gomes, Francisco Allen (2003). A sexualidade traída: abuso sexual infantil e pedofilia. Porto: Ambar.

Gonçalves, Yasmina (2005). Mutilação genital feminina. Lisboa: Associação para o Planeamento.

Guerreiro, Maria das Dores (2006). Responsabilidade social das empresas, igualdade e conciliação trabalho-família: experiências do Prémio Igualdade é Qualidade. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Guimarães, Elina (1975). Coisas de mulheres. Porto: Promoção.

Henriques, Fernanda (1994). Igualdades e diferenças: propostas pedagógicas: uma experiência do 1o ciclo, propostas de trabalho para a área-escola dos 2º e 3º ciclos e secundário. Porto: Porto Editora.

Hirigoyen, Marie-France (1999). Assédio coação e violência no quotidiano. Lisboa: Pergaminho.

Hirigoyen, Marie-France (1999). O assédio no trabalho. Lisboa: Pergaminho.

INDE Intercooperação e Desenvolvimento (2006). Mutilação genital feminina. Lisboa: INDE- Intercooperação e Desenvolvimento.

Infante, Fernanda (1994). Crime de homicídio doloso consumado em Portugal: contributo para o seu estudo. Lisboa: CEJ.

Infante, Fernanda (1992). O homicídio doloso no distrito de Lisboa. Lisboa: CEJ.

Infante, Fernanda; Gomes, Elsa Mota; Lima, Lúcia (1991). O homicídio doloso em quatro distritos do Continente. Lisboa: CEJ.

Khady (2006). Mutilada. Porto; Lisboa: Asa.

Larguia, Isabel (1975). Para uma ciência da libertação da mulher. Lisboa: Prelo.

Leonardo, José (2009). As Violências nas Escolas. Lisboa: Edições Colibri/SociNova.

Lewis, Oscar (1979). Os filhos de Sánchez. Lisboa: Moraes.

Lima, Maria de Fátima (1987). La violence au sein de la famille: mesures dans le domaine social. Lisboa: Direcção-Geral da Família: Hospital de Santa Maria, Serviço de Pediatria.

Lisboa, Manuel; Barroso, Zélia; Patrício, Joana; Leandro, Alexandra (2009). Violência e Género – Inquérito Nacional sobre a Violência Contra as Mulheres e Homens. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Lisboa, Manuel; Carmo, Isabel; Vicente, Luísa; Nóvoa, António; Barros, Pedro P.; Silva, Sofia Marques da; Roque, Ana; Franco, Luísa; Amândio, Sofia (2006). Prevenir ou Remediar – Os Custos Sociais e Económicos da Violência Contra as Mulheres. Lisboa: Colibri.

Lisboa, Manuel; Cerejo, Dalila; Teixeira, Ana Lúcia, et al. (2015). Mutilação Genital Feminina em Portugal: prevalências, dinâmicas socioculturais e recomendações para a sua eliminação. Vila Nova de Famalicão: Húmus.

Lisboa, Manuel; Vicente, Luísa; Barroso, Zélia (2005). Saúde e Violência Contra as Mulheres. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.

Lisboa, Manuel; Barroso, Zélia; Marteleira, Joana (2003). O contexto social da violência contra as mulheres detectada nos Institutos de Medicina Legal. Lisboa: CIDM.

Lisboa, Manuel; Teixeira, Ana Lúcia (2015). Policiamento de proximidade. Representações e práticas da população e inovação organizacional na polícia. Vila Nova de Famalicão: Húmus.

Lisboa, Manuel; Vicente, Luísa; Carmo, Isabel; Nóvoa, António (2003). Os custos sociais e económicos da violência contra as mulheres. Lisboa: CIDM.

Lourenço, Nelson; Lisboa, Manuel (1998). Dez anos de crime em Portugal. Lisboa: Centro de Estudos Judiciários.

Lourenço, Nelson; Lisboa, Manuel; Pais, Elza (1997). Violência contra as mulheres. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Lourenço, Nelson; Lisboa, Manuel (1992). Representações da Violência. Lisboa: Ministério da Justiça, Centro de Estudos Judiciários.

Machado, Carla (2008). Manual da escala de crenças sobre violência conjugal (E.C.V.C.) e do inventário da violência conjugal (I.V.C.). Lisboa: Psiquilibrios.

Machado, Carla (2002). Violência e vítimas de crimes. Coimbra: Quarteto.

Maia, Luís (2012). Violência Doméstica e Crimes Sexuais. Um guia para as vítimas, familiares e amigos. Lisboa: Pactor.

Manita, Celina (2005). A intervenção em agressores no contexto da violência doméstica em Portugal: estudo preliminar de caracterização. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Maria, Susana (2004). Mulheres sobreviventes de violação. Lisboa: Livros Horizonte.

Martelo, Maria de Jesus Agapito (1999). A escola e a construção da identidade das raparigas: o exemplo dos manuais escolares. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Martingo, Carla (2008). Por nascer mulher… um outro lado dos Direitos Humanos. Lisboa: Associação para o Planeamento da Família.

Martins, Manuel Meirinho; Teixeira, Conceição Pequito (2005). O funcionamento dos partidos e a participação das mulheres na vida política e partidária em Portugal. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Miles, Glenn (2000). Crianças e a exploração e o abuso sexual. Fiona Anderson.

Mira, Rita (2011). O Arquétipo da Princesa na Construção Social da Feminilidade. Edições Colibri/CESNova.

Monteiro, Fátima Jorge (2000). Mulheres agredidas pelos maridos: de vítimas a sobreviventes. Lisboa: ONG do CC da CIDM.

Neto, António; Quintino, Celeste; Serapicos, Rui; Amaroa, Fauto (coord.); Moura, Rui (coord.) (2008). Igualdade de género no trabalho: situações problema e perspectivas de futuro. Lisboa: AEDES, ISCSP.

Neto, António (1999). Estereótipos de género. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Neves, Sofia (2008). Amor, poder e violências na intimidade: os caminhos entrecruzados do pessoal e do político. Coimbra: Quarteto.

Nogueira, Conceição (org.); Oliveira, João Manuel de (org.); Almeida, Miguel Vale de; Costa, Carlos Gonçalves; Rodrigues, Liliana; Pereira, Miguel (2010). Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Observatório sobre as políticas de combate à exclusão social (1991). Observatório sobre as políticas de combate à exclusão social: estudo exploratório. Lisboa: CISEP.

Oliveira, Rosiska Darcy de (1976). A libertação da mulher. Lisboa: Sá da Costa.

Olivier, Christiane (2002). Violência infantil: o que fazer. Lisboa: Prefácio, D.L..

Olivier, Christiane (2001). Violência pessoal e familiar: suas origens. Lisboa: Prefácio.

ONU – Gabinete das Nações Unidas de Viena [do] Centro para o Desenvolvimento Social e Assuntos Humanitários [das] Nações Unidas (2003). Estratégias de combate à violência doméstica: manual de recursos. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde.

Pais, Elza Maria Henriques Deus (1998). Homicídio conjugal em Portugal: rupturas violentas da conjugalidade. Lisboa: Hugin.

Pereira, Maria Manuela Melo de Carvalho (2006). Guia de educação sexual e prevenção do abuso. Coimbra: Pé de Página.

Pereira, Marta (2005). Histórias de vida, violência conjugal e género. Tábua: Gaudeamus-Associação Juvenil, Gabinete para a Mulher.

Pereirinha, José António (coord.) (2008). Género e pobreza: impacto e determinantes da pobreza no feminino. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Perista, Heloísa (2009). Igualdade de género na vida local: o papel dos municipios na sua promoção. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Presidência do Conselho de Ministros.

Perista, Heloísa (2006). Guia para o mainstreaming de género – cidadania e inclusão social. Lisboa: Comissão para a Igualdade de para os Direitos das Mulheres.

Perista, Heloísa (2005). Guia para o mainstreaming de género na comunicação social. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Perista, Heloísa (2005). Impacto em função do género: avaliação de medidas de política. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Perista, Heloísa (coord.) (1999). Os usos do tempo e o valor do trabalho: uma questão de género. Lisboa: DEPP / CIDES.

Perista, Heloísa (1992). A pobreza no feminino na cidade de Lisboa. Lisboa: Organizações Não Governamentais do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, D.L. .

Pinheiro, Alexandra (coord.); Brandão, Ana Maria (org.); Duarte, Ana Maria; Silva, Susana (2004). Violência juvenil: histórias e percursos = Juvenile violence: stories and paths. Porto: Fundação da Juventude.

Pinto, António Costa; Freire, André (org.) (2003). Elites, Sociedade e Mudança Política. Oeiras: Celta.

Pinto, Teresa (1999). Coeducação e igualdade de oportunidades. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Pires, António Pedro (1985). Teologia da libertação: raízes e perspectivas. Lisboa: Barca Nova.

PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (1997). Relatório do Desenvolvimento Humano 1997. Lisboa: Trinova.

Presidência do Conselho de MInistros, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2005). Contra a violência doméstica: o caminho percorrido (2002-2005). Lisboa: Presidência do C. de Ministros: Univ. Lusófona.

Programa “Estratégias e Técnicas contra a Exclusão Social e a Pobreza” (STEP), Centro Internacional do Desenvolvimento e Pesquisa (2002). Guia de acompanhamento e de avaliação dos sistemas de micro-seguros de saúde. Lisboa: Departamento de Cooperação do Ministério do Trabalho e da Solidariedade de Portugal.

Programa Estratégias e Técnicas contra a Exclusão Social e a Pobreza [do] Departamento da Segurança Social [do] BIT, Aliança Nacional das Mutualidades Cristãs da Bélgica, Solidariedade Mundial (2002). Mutualidades de saúde em África: características e criação: manual de formadores. Lisboa: Ministério do Trabalho e da Solidariedade. Departamento de Cooperação.

Projecto CAIM (2008). Sinalização, identificação, integração de mulheres vítimas de tráfico para fins de exploração sexual. Lisboa; Porto: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, D.L.

Projecto Igualdade de Oportunidades em Educação (1989). A mulher nas bocas do povo e na pena dos escritores. Setúbal: ESE de Setúbal / CEE.

Quadros, Alexandra (2004). Margens: outros de nós: contos sobre pobreza e exclusão. Lisboa: Padrões Culturais.

Rato; Helena (Coordenação); Madureira, César; Alexandre, Helena; Rodrigues, Miguel; Oliveira, Teresa (2007). A Igualdade de Género na Administração Pública Central Portuguesa. Oeiras: INA-Instituto Nacional de Administração.

Rato, Helena (2005). Promoção da igualdade de género pelas Organizações Internacionais. Oeiras: Instituto Nacional de Administração.

Rocha, Gilberta Pavão Nunes; Lalanda, Piedade (2010). Estudo sócio-criminal sobre a violência doméstica na Região Autónoma dos Açores. Lisboa: Ministério da Administração Interna, Direcção Geral de Administração Interna.

Rodrigues, J. M. Pereira (1871). Um infanticídio!. Lisboa: Typ. Thomaz Quintino Antunes.

Ross, Liz (1995). Da sobrevivência ao crescimento, estratégias de mulheres sobreviventes a abusos sexuais na infância, analisadas através da utilização de serviços. Lisboa: Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social.

Ruivo, Fernando (2000). Poder local e exclusão social: dois estudos de caso de organização local da luta contra a pobreza. Coimbra: Quarteto.

Santos, Boaventura Sousa (2008). Tráfico de mulheres em Portugal para fins de exploração sexual = Trafficking in women for the purposes of sexual exploitation in Portugal. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

São Pedro, Maria de (2003). Senhores do medo. Lisboa: Garrido.

Schraiber, Lilia Blima (2003). O que devem saber os profissionais de saúde para promover os direitos e a saúde das mulheres em situação de violência doméstica. Departamento de Medicina Preventiva.

Secretaria Regional dos Assuntos Sociais (2002). Prevenir a violência doméstica trabalhando em rede. Ponta Delgada: Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, D.L..

Silva, Alexandra (2006). Guia para o mainstreaming de género na actividade profissional e na vida familiar. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Silva, Ana da (1999). A narrativa na promoção da igualdade de género: contributos para a educação pré-escolar. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Silva, Luísa Ferreira da (1995). Entre marido e mulher alguém meta a colher. Cerqueda-Arnoia: Á Bolina, Editores e Livreiros.

Silva, Manuela (1999). A igualdade de género: caminhos e atalhos para uma sociedade inclusiva. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Silva, Manuela (1999). Pobreza e exclusão social: a investigação em Portugal, 1975-1999: inventário bibliográfico. Lisboa: CESIS.

Silva, Manuela (1991). A pobreza infantil em Portugal. Lisboa: UNICEF.

Silva, Manuela (1983). O emprego das mulheres em Portugal: a mão invisível na discriminação sexual no emprego. Porto: Afrontamento.

Silva, Maria Manuela Maia da (1999). A discriminação sexual no mercado de trabalho: as questões mais polémicas. Porto: Universidade Fernando Pessoa, D.L..

Silva, Marlise Vinagre (1992). Violência contra a mulher: quem mete a colher. São Paulo: Cortez.

Sindicato dos Bancários do Sul. Mulheres não: dizem os bancos com preconceitos. Lisboa: Grupo de Acção de Mulheres.

Sistema de Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais (2007). Livro de actos: percursos para a igualdade. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

SOS Racismo (2005). Imigração e etnicidade: vivências e trajectórias de mulheres em Portugal. Lisboa: SOS Racismo.

Stoyanova, Elena (2003). O diário do medo: a violência sobre as mulheres na vida doméstica. Lisboa: Presença.

Strecht, Pedro (2006). Uma ferida no coração: abuso sexual de rapazes. Lisboa: Assírio & Alvim.

Tarizzo, Gisella Bozzi (1999). Orientação e identidade de género: a relação pedagógica. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Tiago, Teresa Borges (2005). Igualdade de género no trabalho e emprego: nas empresas açorianas. Açores: Instituto de Acção Social.

Trigueros, Teresa Alario (2001). Identidade e género na prática educativa. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Umbelino, Cristiana (2000). A orientação sexual no mercado de trabalho. Braga: Univ. do Minho.

União de Mulheres Alternativa e Resposta (2007). Prevenção da violência doméstica: projectos IMA/N e NOVC-Porto. Porto: UMAR.

Universidade Portucalense Infante D. Hebrique (2000). A pobreza e a marginalização social do séc. XV aos nossos dias. Porto: Universidade do Porto.

Veiga, Manuel Alte da (2001). Vida, violência, escola, família. Braga: APPACDM.

Viegas, José Manuel Leite; Faria, Sérgio (2001). As Mulheres na Política. Oeiras: Celta Editora.

Vieira, Cristina Maria Coimbra (2006). Educação familiar: estratégias para a promoção da igualdade de género. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Vigarello, Georges (1998). História da violação: séculos XVI-XX. Lisboa: Estampa.

Zubiaur, Paula (2005). Gritos silenciosos: o terrível testemunho de uma mulher sobre a violência doméstica. Porto: Ambar.