Prevenção

Comunidade Ativa contra a Violência

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) – 2016

Campanha nacional visando contribuir para a execução da estratégia nacional de prevenção e combate à violência doméstica e de género.

 

Direito a Viver sem Mutilação Genital Feminina

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) – 2016

«Direito a Viver sem Mutilação Genital Feminina» é o mote da campanha lançada, em 20 de julho de 2016, no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Esta iniciativa, que decorreu até setembro nos aeroportos nacionais, teve como objetivo prestar informação sobre as consequências e os riscos da Mutilação Genital Feminina (MGF).
A campanha resultou de uma iniciativa conjunta do Governo, em parceria com várias entidades públicas e privadas, designadamente com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), tendo como enquadramento o III Programa de Ação para Prevenção e Eliminação da Mutilação Genital Feminina 2014-2017, coordenado pela CIG.

 

#ésinaldeviolência

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2016

Assinalando o dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a APAV promove e associa-se a diversas iniciativas, com o objectivo de sensibilizar a comunidade.

 

Está na hora

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e Centro de Estudos para Intervenção Social (CESIS) – 2016

Campanha Nacional sobre Conciliação e Usos do Tempo.

 

Muda de curso: violência no namoro não é para ti

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade – 2016

Pretende alertar os jovens estudantes para os atos de violência no namoro.

 

Step Up

Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) – 2016

Entre 2016 e 2017, a Rede Europeia WAVE e as suas representantes nacionais irão implementar uma campanha que tem como principal objetivo promover o direito das mulheres e das crianças a viverem uma vida livre de violência doméstica e sexual.

 

Esta é uma marca num homem vítima de violência doméstica

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2016

Violência Doméstica contra Homens. Apesar de a prevalência do crime de violência doméstica sobre as mulheres ser muito superior, os homens também são vítimas deste crime.

 

O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2016

Campanha de prevenção dos abusos sexuais de crianças e jovens, no âmbito do Projecto CARE – rede de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual.

A campanha tem como mote “O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo” e pretende sensibilizar a comunidade no geral e os profissionais que lidam com crianças e jovens e as próprias crianças e jovens para a problemática da violência sexual, divulgando a rede de apoio especializado da APAV.

 

Ela não é a Única Mulher

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2016

O crime de violência doméstica continua a ser uma realidade com uma expressão nacional preocupante. A TVI associa-se à APAV numa campanha que parte da novela “A Única Mulher” e salta da ficção para a realidade.

 

Se te marcam, sabes com quem podes partilhar

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2016

Campanha de sensibilização sobre violência no namoro: “Se te marcam, sabes com quem podes partilhar”.  A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objectivo de se colocar numa posição de poder e controlo. A violência no namoro pode assumir diferentes formas: violência verbal, violência psicológica, violência física e/ou violência sexual.

 

Catálogo HOME

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2015

Catálogo HOME sobre violência doméstica. O catálogo inclui histórias verdadeiras, traduzidas em estatísticas da violência praticada em ambiente doméstico no nosso país em 2014.

 

Começa por uma mensagem e acaba por tomar conta da sua vida

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2015

Campanha de sensibilização sobre stalking/assédio persistente.

 

Não lhes feche a porta

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) – 2015

Lançada no dia 9 de julho de 2015, a Campanha «Não lhes feche a porta» tem por objetivo sensibilizar a população em geral e, particularmente as famílias, para a violência que é exercida sobre muitas pessoas jovens, em muitos casos dentro de um círculo muito próximo, em virtude da sua orientação sexual ou identidade de género.

 

Não fique a assistir

Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – 2015

Assinalando o dia 25 de Novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a APAV promove uma nova campanha de sensibilização.

 

Quem te ama, não te agride!

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) – 2015

O Governo, através da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, apresentou no dia 12 de fevereiro, uma campanha de sensibilização contra a violência no namoro, por ocasião do Dia dos Namorados, e que terá continuação nos meses seguintes.

 

 

Campanhas anteriores a 2015…