Descrição

O impacto da COVID-19 na violência contra as mulheres: uma análise longitudinal é um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Apoio especial Gender Research for COVID 19, n.º 106), sob a coordenação de Manuel Lisboa e concretizado por uma equipa multidisciplinar. Trata-se de um projecto da Universidade Nova de Lisboa e está sediado no Observatório Nacional de Violência e Género (CICS.NOVA/ONVG).

O objetivo do projeto é a análise longitudinal da pandemia da COVID-19 na violência contra as mulheres, incluindo a doméstica, suas dinâmicas, padrões e impacto psicossocial nas vítimas e agregado familiar: antes, durante e após o confinamento de Março/Abril.

Numa perspetiva interdisciplinar (Sociologia, Direito, Geografia, Psicologia, Saúde), a análise do impacto da pandemia na VCM será feita através de uma metodologia de investigação mista que permitirá uma análise longitudinal sobre a evolução dos padrões e dinâmicas da VCM naqueles 3 momentos.

Por um lado, será aplicado um inquérito por questionário (CATI) a uma amostra aleatória de mulheres com 18 ou mais anos, residentes em Portugal. O questionário apoiar-se-á nas bases científicas já consolidadas nos inquéritos nacionais e internacionais. Partindo da hipótese de que o contexto de confinamento alterou a configuração da VCM, serão contempladas as seguintes dimensões: contexto; vitimação, padrões e dinâmicas da VCM e consequências. Por outro lado, serão realizados 4 grupos focais: 2 com mulheres vítimas (o 1º, exploratório, antes do questionário, e outro após a análise dos dados do questionário para aprofundar os padrões e dinâmicas da violência, consequências psicossociais para as vítimas e membros do agregado) e 2 com técnicos/as dos serviços de apoio para um levantamento de dificuldades e de propostas de melhoria

Os resultados produzidos e a estratégia de disseminação têm três alvos estratégicos: comunidade científica; poderes públicos e ONG, com propostas para as Políticas Públicas; e público em geral.

Os outputs científicos incluem relatório, artigos científicos, comunicações e uma base de dados do inquérito que pode servir como base a estudos futuros.

Da articulação dos resultados do inquérito com os dos grupos focais surgirão recomendações para as políticas públicas tendo em vista a definição de: planos de contingência que possam ser aplicados em contextos de COVID-19 e em situações análogas; orientações para a elaboração de manuais para o atendimento presencial em situações de isolamento e para a formação de técnicos/as de apoio.

Para o público em geral será elaborado um sítio Web, com informações sobre os resultados do projecto, atualizados ao longo do projeto.

A disseminação contará ainda com a organização de uma conferência para apresentação pública dos resultados com a participação de académicos/as e investigadores/as da área da violência de género, de ONG e advocacy groups.