Metodología para la investigación interdisciplinaria en problemas sociales y humanos a partir de una perspectiva de la complejidad

As Ciências Sociais e Humanas têm hoje o grande desafio de construir metodologias de investigação que dêem resposta à múltiplas questões e hipóteses para a compreensão de um mundo complexo, onde o global se combina com o local e o social se torna indissociável do individual, nas suas múltiplas dimensões. Para tal é fundamental a construção de metodologias e instrumentos de pesquisa que não estejam filiados em uma única área disciplinar.

Sessão de apresentação do Doutoramento em Estudos de Género

29 de Março de 2019 | 18:30 | Sala Monsanto, ISCSP-ULisboa

No ano letivo 2018/2019 teve início a primeira edição do programa de Doutoramento em Estudos de Género (DEG), resultante de um consórcio entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), a Faculdade de Direito (FD) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH),

more info

Representações da diversidade sexual e de género na arte, literatura e média ibéricos e ibero-americanos

19 de Março de 2019 | 09h00-19h30 | Biblioteca Palácio Galveias | Entrada livre

Nesta jornada, académicos/as e artistas debruçam-se sobre diversas produções culturais da Península Ibérica e da América Latina (artes plásticas, literatura, zines, cinema, televisão e música), que desafiam o sistema patriarcal e heterocisnormativo, colocando a diversidade sexual e de género no foco de interesse.

Intercâmbio UE-Brasil sobre Programa de Combate à Violência Doméstica

Coordenação: Valter Shuenquener de Araujo (CNMP)
Financiamento: União Europeia – Programa Diálogos EU-Brasil
Entidades Participantes: CNMP; ONVG CICS.NOVA
Resumo: O objetivo final do projeto é o de efetivar a justiça para a mulher, especialmente no tocante aos crimes de violência doméstica praticados contra ela em razão do gênero. Há alguns caminhos já testados com sucesso que precisam de aprimoramento,

more info

Formulário de Risk Assessment para o CNVD: um instrumento para o enfrentamento da violência

Coordenação: Maurício Rodrigues (CNMP)
Financiamento: União Europeia – Programa Diálogos EU-Brasil
Entidades Participantes: CNMP; ONVG CICS.NOVA
Resumo: Este projeto destina-se à construção de um documento técnico capaz de gerar uma avaliação de risco da vítima (risk assessment) de violência doméstica e para incrementar a utilização das diretrizes nacionais de investigação elaboradas com amparo em estudo desenvolvido por parceria entre a ONU Mulheres e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM).

more info

Desporto no Feminino – Que futuro?

O ONVG associa-se à iniciativa Desporto no Feminino – Que futuro?, no dia 2 de Março, às 15h30 no Museu Benfica – Cosme Damião.

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o Museu Benfica – Cosme Damião organiza uma conversa em torno do papel da mulher no desporto. A iniciativa contará com diversos oradores que abordarão a evolução da presença feminina no desporto nacional e no Sport Lisboa e Benfica.

2º Inquérito à Violência de Género – Região Autónoma dos Açores

Coordenação: Manuel Lisboa
Financiamento: Secretaria Regional da Solidariedade Social
Resumo: Este estudo tem por finalidade proceder à caracterização actual do fenómeno da violência de género na Região Autónoma dos Açores (RAA), procedendo a uma replicação comparativa do estudo “Inquérito à Violência de Género – Região Autónoma dos Açores”, realizado em 2008 e 2009,