MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior

2020-2023 (em curso)
Coordenação geral: Cristina Amaro da Costa (Instituto Politécnico de Viseu)
Coordenação NOVA FCSH: Manuel Lisboa
Equipa NOVA FCSH: Rosário Rosa, Miguel Jesus e Madalena Pinhão
Financiamento: EEA Grants
Resumo:
O projeto MAIs tem como foco estimular a cidadania ativa e a visibilidade e participação social das mulheres agricultoras na esfera pública e no desenvolvimento local, conforme objetivo da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação e do Programa de Conciliação e Igualdade de Género das EEagrants. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na Teoria da Mudança, a ser implementado em São Pedro do Sul e Sabugal, posicionando-se como uma experiência piloto que poderá vir a ser replicada em outros territórios idênticos.
A capacitação (técnica e pessoal) resultará no empoderamento e valorização de todas as mulheres agricultoras e, consequentemente num avanço significativo no sentido da igualdade de género e da sua participação cívica”. Pretende-se também, dessa forma, contribuir para o reforço da ligação entre mulheres de idade e jovens, reforçando o sentimento de pertença e incentivando a fixação de comunidades em territórios rurais do interior do país.

O projeto é liderado pelo Instituto Politécnico de Viseu e para além da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem como entidades parceiras, a Confederação Nacional da Agricultura, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, as câmaras de S. Pedro do Sul e de Sabugal e a Ruralis – Institute for Rural and Regional Research, da Noruega.

Site do projecto

Resultados:

Gomes, D, Jesus, M., Rosa, R., Bandeira, C., & Costa, C. A. (2022). Women in family farming: Evidence from a qualitative study in two Portuguese inner regions. Frontiers in Sociology, Section Gender, Sex and Sexualities, 7, 1-13 https://doi.org/10.3389/fsoc.2022.939590