Doutoramento

Almeida, Luísa Maria de Saavedra Ferreira de (2001). Vozes de sucesso, vozes (silenciadas) de fracasso – género e classe social na escola; Ciências da Educação; Universidade do Minho.

Almeida, Maria Margarida Cavaleiro Ferreira Fernandes Pinto de (2006). Da imagem como objecto de identificação à instalação da identidade de género; Psicologia; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; orient.: Carlos Augusto Amaral.

Amâncio, Lígia (1989). Factores psicossociológicos da discriminação da mulher no trabalho; Sociologia; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL.

Amaral, Virgílio Jorge Rodrigues Ribeiro do (2004). Representações sociais da inteligência e do desenvolvimento da inteligência e identidades sociais; Psicologia; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL; orient.: Jorge Manuel Vala Salvador.

André, Isabel Margarida (1993). O falso neutro em geografia humana: género e relação patriacal no emprego e no trabalho doméstico; Geografia Económica e Social; Faculdade de Letras – UL.

Anica, Aurízia Félix Sousa (2003). As mulheres, a violência e a justiça no século XIX; Sociologia; Faculdade Ciências Sociais Humanas – UNL; orient.: Jorge Crespo.

Azambuja, Mariana Porto Ruwer de (2008). Violência de género e os discursos circulantes nos cuidados de saúde primários; Psicologia; Universidade do Minho; orient.: Maria da Conceição Oliveira Carvalho Nogueira.

Baltazar, Ana Patrícia Pereira Duarte (2004). O papel do amor e dos papéis tradicionais de género na percepção de risco de violência nas relações íntimas; Psicologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; orient.: Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de Lima.

Capucha, Luís Manuel Antunes (2004). Desafios da pobreza; Sociologia; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL; orient.: João Ferreira de Almeida.

Casimiro, Isabel Maria Alçada Padez Cortesão (2008). Cruzando lugares, percorrendo tempos: Mudanças recentes nas relaçoes de género em Angoche; Sociologia; Faculdade de Economia – UC; orient.: Boaventura de Sousa Santos.

Costa, Cláudia Casimiro Ferreira da (2009). Violência Conjugal: Um problema simétrico? Representações sociais masculinos e femininas; Sociologia; Universidade de Lisboa – UL; orient.: Ana Nunes de Almeida.

Dias, Graciete de Jesus (2002). Representações sociais do idoso – género – percurso de vida; Psicologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; orient.: Lígia Amâncio.

Dias, Maria Isabel Correia (2002). Representações e práticas de violência doméstica em famílias de diferentes meios socioprofissionais; Sociologia; Faculdade de Letras – UP; orient.: Ana Nunes de Almeida.

Duarte, Cidália Maria Neves (2005). Percepções de conflito e violência conjugal; Psicologia; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – UP; orient.: Maria Emília Costa.

Ferreira , Sara Cristina Falcão Gonçalves Casaca (2005). Flexibilidade de emprego, novas temporalidades de trabalho e relações de género. A reconfiguração da desigualdade dos novos sectores dos serviços; Sociologia; Instituto Superior de Economia e Gestão – UTL; orient.: Ilona Zsuzanna Kovács.

Ferreira, Maurício Murad (2004). Das relações, fronteiras e questionamentos entre violência e futebol: fundamentos sociológicos, antropológicos e estudos-de-caso no Clube de Regatas Vasco da Gama (Rio de Janeiro-Brasil) e no Futebol Clube do Porto (Porto-Portugal); Ciências do Desporto; Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física – UP; orient.: Rui Manuel Proença de Campos, Maria José Mosquera.

Grassi, Marzia (2001). Género, empresariado e desenvolvimento em contextos não ocidentais:Rabidantes do mercado sucupira em Cabo Verde; Economia e Gestão; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL; orient.: Joana Pereira.

Kunz, Maria do Carmo Saraiva (2003). Dança e género na escola: formas de ser e viver mediadas pela educação estética; Ciências da Saúde; Faculdade de Motricidade Humana – UTL; orient.: Ana Paula de Paiva Barata de Almeida Batalha.

Laranjeiro, Ana Rita Torres (2003). Género e saúde – o corpo e a mente no masculino; Psicologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ; orient.: Lígia Barros Queiroz Amâncio.

Leitão, Catarina Ferreira Cardoso (2009). Consumo de substâncias e condução de risco em jovens adultos: A intersecção do género com a classe social; Psicologia; Universidade do Minho; orient.: Maria da Conceição de Oliveira Carvalho Nogueira.

Loforte, Ana Maria (1996). Género e poder entre os Tsonga de Moçambique; Sociologia; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL; orient.: José Fialho Feliciano.

Lourenço, Inês Margarida de Castro Barbosa (2009). Os corpos da devi. Religião e género em diáspora; Sociologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; orient.: Rosa Maria Figueiredo Perez.

Lourenço, Marlene Braz Rodrigues (2001). Corpo, sexualidade e violência sexual na modernidade: contributos para uma análise contextualizada da violência sexual na sociedade portuguesa; Sociologia; Universidade Nova de Lisboa; orient.: Aldaíza Sposati.

Machado, Helena Cristina Ferreira (2002). Tribunais, género, ciência e cidadania. Uma abordagem sociológica da investigação judicial de paternidade; Sociologia; Universidade do Minho; orient.: João Carlos Arriscado Nunes.

Martins, Ana Cristina Pereira (2009). Linhas e riscos de se tornar adulto: drogas dietas e transgressões de género; Psicologia; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; orient.: José Luís Lopes Fernandes.

Matos, Marlene Alexandra Veloso de (2006). Violência conjugal: o processo de construção de indentidade da mulher; Psicologia; Universidade do Minho; orient.: Mário Miguel Machado Osório Gonçalves.

Morais, Maria Carminda Soares (2008). Formação, género e vozes de enfermeiras; Ciências da Educação; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – UP; orient.: Helena Costa Araújo.

Neves, Ana Sofia Antunes das (2005). A desconstrução dos discursos enderizados sobre o amor, o poder e a violência nas relações íntimas: metodologias feministas na psicologia social crítica; Psicologia; Universidade do Minho.

Nogueira, Maria da Conceição de Oliveira Carvalho (1997). Um novo olhar sobre as relações sociais de género: perspectiva feminista crítica na psicologia social; Psicologia; Universidade do Minho.

Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira (2008). À luz do sol, ao pé da igreja: música, identidade e género na construção do Douro Litoral; Artes; Faculdade Ciências Sociais Humanas – UNL; orient.: Salwa El-Shawan Castelo Branco.

Pinho, Armando Ferreira de (2009). Transformação, performatividade de género e negociação identitária na performance artística autobiográfica: contributos para a psicoterapia dialógica e construcionista; Psicologia; Universidade do Minho; orient.: Maria Conceição Oliveira Carvalho Nogueira.

Pomar, Clarinda de Jesus Banha (2007). O género na educação física: Percepções de alunos e alunas do 1º e 2º ciclo do ensino básico; Ciências da Educação; Universidade de Évora; orient.: Carlos Alberto Ferreira Neto.

Rebelo, Elsa Videira da Cunha (2008). Jornalismo e violência na escola: A cobertura jornalística da violência na escola na imprensa Portuguesa; Ciências da Comunicação; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL; orient.: Maria Cristina Mendes da Ponte.

Ribeiro, Óscar Manuel Soares (2007). O idoso prestador informal de cuidados: estudo sobre a experiência masculina do cuidar; Ciências da Saúde; Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – UP; orient.: Maria da Conceição Oliveira Carvalho Nogueira.

Rocha, Maria Lúcia Pereira da (2006). Violência física contra a mulher grávida: efeitos na saúde da mulher e do recém-nascido; Ciências Biológicas; Faculdade de Medicina – UP; orient.: José Henrique Preto Barros.

Rocha, Maria Custódia Jorge da (2006). Educação, género e poder :uma análise política, sociológica e organizacional; Ciências da Educação; Universidade do Minho; orient.: Carlos Alberto Vilar Estêvão.

Rodrigues, Maria de Fátima Oliveira (2009). A reprodução do poder nas organizações: Uma perspectiva de género; Psicologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Sani, Ana Isabel Martins (2004). As crenças, o discurso e a acção: as construções de crianças expostas à violência interparental; Psicologia; Universidade do Minho; orient.: Rui Abrunhosa Gonçalves.

Santos, Maria Helena Ramos da (2004). Género e política: Os caminhos para a igualdade; Psicologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; orient.: Lígia Barros Queiroz Amâncio.

Silva, Maria Paula Monteiro Pinheiro da (2005). A construção/estruturação do género na aula de educação física no ensino secundário; Ciências da Saúde; Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física – UP; orient.: Paula Botelho Gomes.

Silva, Maria Ester Vaz da (2006). “Se tudo fosse bem, a velhiçe era boa de enfrentar!” Racionalidades leigas sobre envelhecimento e velhice; Sociologia; Universidade Aberta; orient.: Luísa Ferreira da Silva.

Silvestre, Maria Carminda Bernardes (2003). Permanências e mudanças nas relações de género no discurso empresarial: das representações às práticas de chefia – um estudo de análise crítica do discurso; Linguística Aplicada; Faculdade de Letras – UL; orient.: Emilía Ribeiro Pedro.

Soares, Célia Cristina Casaca (2008). Género, afectos e poderes: Representações sociais em crianças do ensino básico; Psicologia; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL; orient.: Jorge Correia Jesuíno.

Tavares, Maria Manuela Paiva Fernandes (2009). Feminismo em Portugal na segunda metade do século XX; Sociologia; Universidade Aberta; orient.: Anne Cova; Anália Cardoso Torres.

Torres, Anália Maria Cardoso (2000). Trajectórias, dinâmicas e formas de conjugalidade – assimetrias sociais e de género no casamento; Sociologia; Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – IUL; orient.: Maria L. Santos.

Vaquinhas, Irene Maria Monteiro Montezuna Carvalho Mendes (1991). Violência, justiça e sociedade rural: Os campos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Penacova de 1858 a 1918; História; Faculdade de Letras – UC.

Vieira, Cristina Maria Coimbra (2003). Educação e desenvolvimento do género: os trilhos percorridos na família; Ciências da Educação; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – UC; orient.: António Simões.

Villa-Lobos, Maria José Cabral Barata Laboreiro de (2009). A taberna – espaço de confluência de género e classes sociais; Sociologia; ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; orient.: António Manuel Hipólito Firmino Da Costa.

 

Fonte: GPEARI, Biblioteca Nacional