Filme – ‘Quarta Divisão’: um policial português

Pedofilia e violência doméstica são alguns dos temas de ‘Quarta Divisão’, filme de Joaquim Leitão que acompanha as buscas por uma criança desaparecida. Em exibição.

Não é, ao contrário do que se tem escrito, um “policial à portuguesa”, é, isso sim, “um policial português”. Quem o diz é Joaquim Leitão, o realizador de Quarta Divisão, um filme português porque “passa-se cá, as personagens são claramente pessoas que a gente podia encontrar na rua. É português porque fala da realidade atual, também estão presentes a revolta e o desconforto de toda a gente, aquilo que todos sentimos neste momento.”

Isso não seria novidade no realizador, mas, desta vez, Joaquim Leitão, “Quim”, como lhe chamam os atores, decidiu ir um pouco mais longe no seu olhar sobre a sociedade portuguesa. “O ponto de partida era fazer um filme que fosse um policial português, sobre um tipo de agentes pouco conhecido, que são das BIC, as Brigadas de Intervenção Criminal da PSP”, explica. O argumento é de Tino Navarro embora, como sempre, tenha sido desenvolvido em parceria com Joaquim Leitão. “A partir daí surgiu a ideia de centrar a história no desaparecimento de uma criança e em toda a ansiedade que isso envolve. O que distingue as BIC é que são estes agentes que estão na rua, reagem logo e há um lado muito humano, de tentar resolver as coisas o mais depressa.”

Veja o trailer de “Quarta Divisão

Fonte: DN em 01 de março de 2013