Mulheres ganham em média menos 16% que os homens

As mulheres na União Europeia ganham, em média, 16,4% menos que os homens, e Portugal apresenta uma diferença salarial de 12,8%.

Segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia, em Bruxelas, o pior exemplo vem da Estónia, onde as mulheres ganham menos 27,6% do que os homens, e o melhor da Polónia, com uma diferença de 1,9%, segundo dados da Comissão Europeia no Dia Europeu da Igualdade Salarial.

“O Dia Europeu da Igualdade Salarial chama a atenção para os dias e horas que as mulheres têm estado a trabalhar ‘de graça’ desde 01 de Janeiro. O princípio do salário igual para trabalho igual está consagrado nos Tratados da UE desde 1957. É mais do que altura de ser posto em prática em todo o lado”, disse a Vice-Presidente da Comissão e Comissária da Justiça Viviane Reding.

A comissão destaca, no entanto, que Portugal é um dos Estados-membros – a par da Bulgária, França, Letónia, Hungria e Roménia – onde as disparidades salariais estão a aumentar.

As disparidades hoje divulgadas são calculadas com base em dados de 2010 do gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Fonte: Económico com Lusa. 02/03/12 14:18,