As Mulheres e as Elites Políticas e Económicas

2003-2005
Coordenação: Manuel Lisboa
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Resumo: O objectivo deste estudo é analisar a evolução da participação das mulheres nos centros de decisão político e económico no Portugal democrático (1974-2002). Nomeadamente corpos governamentais, administração de grandes empresas portuguesas e liderança de associações empresariais. A maioria dos estudos sobre as mulheres centra-se nas dimensões da vitimação. Este projecto inclui essa dimensão – analisando a exclusão das mulheres dos centros de decisão política e económica, identificando as dificuldades e obstáculos no acesso ao emprego e progressão na carreira –, mas também a análise sociológica dos casos de sucesso. Estes podem ser um exemplo para outras mulheres e permitem a construção de indicadores que estimulam uma participação nos centros de decisão mais igualitária.

Os principais objectivos são a medição da prevalência da participação das mulheres, a sua caracterização social e cultural, através do posto de trabalho, actividades, vida profissional, valores, motivações e perspectivas de futuro. Pretende-se igualmente analisar as dimensões das histórias e estilos de vida – padrões de socialização e redes, ocupação dos tempos livres –, e a compatibilização entre a vida pessoal e profissional. O campo de observação escolhido para a análise é a participação das mulheres nos Governos entre 1974 e 2002 – ministros, secretários de estado, chefes de gabinete, assistentes, assessores e directores gerais. Ao nível económico, a análise é focada na participação na liderança das 50 maiores empresas e das associações empresariais, no mesmo período de tempo.

Este projecto preencherá uma importante lacuna na área de estudos portugueses sobre as mulheres, particularmente no estudo da participação das mulheres nos quadros políticos e económicos. Pretende-se obter conhecimento original que compreenda uma análise comparativa entre os géneros feminina e masculino. A dimensão aplicada deste estudo dará uma importante contribuição para o apoio à decisão e implementação ao nível da EU e também da acção do governo nacional.

 

Resultados

Lisboa, M., Frias, G., Roque, A., & Cerejo, D. (2006). Participação das Mulheres nas Elites Políticas e Económicas no Portugal Democrático (25 de Abril de 1974 a 2004)Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 18, 163-187.